quarta-feira, 30 de junho de 2010

Educadores musicais brasileiros

Os educadores musicais brasileiros contribuíram e ainda contribuem muito para o crescimento da educação musical no país. Podemos dizer que os educadores brasileiros se dividem em dois grupos: um que está voltado para a iniciação musical e o outro que está focado na formação musical.

No grupo que trabalha as propostas de iniciação musical encontramos os seguintes nomes: Gazzi de Sá, Sá Pereira, Liddy Chiaffarelli Mignone, Anita Guarnieri, Jurity de Souza Farias, Cacilda Borges Barbosa, Maria de Lourdes Junqueira Gonçalves.

Dentre as principais características deste grupo de educadores podemos destacar: a preocupação com a vivência dos elementos musicais antes do aprendizado da teoria, a educação do ouvido antes do aprendizado de um instrumento específico, a interação da música com outras áreas artísticas, transformar a prática musical numa atividade prazerosa e desenvolver o gosto pela música.

Os educadores Esther Scilar, Eduardo Giochi Gramani e Osvaldo Lacerda fazem parte do grupo que está voltado ao aperfeiçoamento musical. As principais características deste grupo estão relacionadas ao estudo mais aprofundado da música.

O músico Eduardo Gramani, por exemplo, destaca a abordagem contrapontística do elemento rítmico. Propõe a independência e musicalidade no estudo de rítmica. Já o método da professora Esther Scilar tem como fundamento a construção de uma base sólida dos elementos de estruturação musical no nível prático e no teórico e o compositor Osvaldo Lacerda oferece uma organização do conteúdo teórico-prático.

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